Como exercitar a mente para sempre tê-la ativa

Ao contrário do que muitos pensam, a criatividade não é um dom apenas para algumas pessoas iluminadas que podem gerar novas ideias e pensar diferente, mas é um traço humano que existe em todos nós.
No entanto, é comum ter dificuldades com a criatividade, principalmente sob a pressão do estudo ou do trabalho, e ser acusado de falta de criatividade. Na verdade, é uma habilidade que, como surfar, dirigir ou andar de bicicleta, requer treinamento com perfeição.
Embora a criatividade se manifeste de maneiras diferentes, existem certas atividades que demonstraram refrescar o cérebro e estimular o pensamento criativo.
1. Pratique exercícios físicos
A primeira dica não tem nada a ver com qualquer atividade normalmente associada à criatividade, mas a pesquisa mostrou que a atividade física pode ajudar a eliminar o pensamento dominante do cérebro esquerdo e adotar uma mentalidade mais criativa.
Mover o corpo também pode melhorar a circulação sanguínea e a oxigenação no cérebro, o que melhora a clareza mental. Então, quando você está tendo problemas para ter novas ideias, você pode dar um passeio pela cidade, dançar sua música favorita, ir à academia ou jogar futebol com os amigos.
Mudar seu ambiente e relaxar seu corpo pode permitir que sua mente trabalhe com mais eficiência.
2. Desenhe, descreva, crie!
Muitas de nossas ideias criativas nem saem de nossas mentes devido ao medo do julgamento. Uma maneira de liberar sua criatividade em um ambiente seguro é encontrar tempo todos os dias para desenhar, escrever, criar histórias ou desenhar em um caderno que você pode carregar na bolsa ou mochila.
Tente deixar de lado o perfeccionismo, faça alguma atividade, não tenha medo de errar, não se preocupe com o resultado. Deixe sua imaginação fluir e faça o que te deixa mais feliz. Com treinamento e tempo, seus rascunhos ficarão cada vez melhores e podem fornecer novas ideias para os problemas que você precisa resolver.
3. Esteja sempre lendo artigos, livros e qualquer coisa que estimule sua mente a raciocinar.
Uma ideia criativa nada mais é do que uma nova maneira de pensar sobre algo que já existe. Portanto, quanto mais referências você tiver em seu cérebro, mais fácil será fazer conexões incomuns entre elas e gerar algo novo.
Use seu tempo livre para ler romances ou biografias, assistir filmes, ouvir podcasts e ficar curioso. Adote a mentalidade de um aluno que está sempre aprendendo.
4. Pratique aulas em cursos
Sair da zona de conforto pode transformar a criatividade. Existem diversas comunidades e instituições que oferecem aulas gratuitas nas mais diversas áreas, desde marcenaria até programação, passando por aulas de idiomas, instrumentos musicais e culinária. Desenvolver novos hobbies não relacionados à sua carreira pode gerar novos insights.
5. Faça amizade com o tedio
Sim, envolve deixar seu smartphone por um tempo. Manter-se informado e consumir conteúdo é ótimo, mas também é uma atividade passiva onde você se estimula sem criar ou interagir com nada. Fazer uma pausa e desfrutar de um momento de tédio pode ajudá-lo a relaxar e pensar com mais clareza.