Culinaria

Saiba como cozinhar o tradicional feijão

Feijão saboroso é aquele que tem um caldo consistente, o tempero que é perceptível e não sai com o sabor do próprio feijão, do grão integral. Assim como o que você costuma comer na casa dos seus pais ou da vó, você encontra em bons restaurantes de todo o Brasil.

Mas você mesmo faz, e então… fica aguado, muito salgado, ou não tem gosto de nada e os grãos racham. Quase dá vontade de desistir. Mas não desista: com apenas alguns ajustes, você estará a caminho da fama. Elisa Mercatto, especialista em culinária e consultora em desenvolvimento de cardápios de restaurantes no Rio Grande do Sul, ensinou ao MdeMulher 8 dicas confiáveis ​​e fáceis de adotar para você fazer o melhor feijão da sua vida.

Escolha um feijão de qualidade

Um dos principais truques para deixar o feijão mais saboroso e macio é passar pelo processo de imersão. A ideia é colocar o feijão na água por pelo menos 12 horas para amolecer o feijão e eliminar toxinas, como as que causam gases. O truque é colocar o feijão na água antes de dormir e tirá-lo na manhã seguinte. Mas a água deve ser trocada pelo menos uma vez durante o período.

Deixar o feijão de molho ajuda a amolecer o feijão, o que acelera o processo de cozimento. Mas se você esquecer de fazer o processo, pode investir em outro truque: deixe de molho por 60 minutos em água fervente. Isso é suficiente para ajudar a comida a ter um sabor melhor.

Processo do cozimento

Na hora de cozinhar, invista em temperos clássicos como louro, cebola, alho e pimenta-do-reino que combinam com o feijão e deixam as receitas mais saborosas. Segundo Rita Lobo, no programa Cozinha Prática, o ideal é colocar o feijão na panela de pressão, cobrir com água e acrescentar folhas de louro.

Em seguida, tampe a panela, aqueça em fogo médio, espere a válvula apitar e cozinhe por dez minutos a partir de então. Em outra frigideira, refogue o alho e a cebola no azeite, depois acrescente o feijão cozido, acrescente um pouco de caldo e esfregue o feijão e o fundo da casca. Este truque ajuda a engrossar o caldo. Deixe cozinhar e mexa em fogo baixo para que o feijão não grude no fundo da panela até atingir a consistência de sua preferência.

Como deixar o caldo do feijão grosso

Outro truque para quem quer fazer feijão em purê é usar um liquidificador. Usando uma panela de pressão com feijão cozido, você pode pegar uma pequena porção e bater o liquidificador de volta na panela que está sendo temperada.

Melhores Temperos para este processo

Na hora de temperar, vale investir em seus temperos favoritos, como louro, manjericão, coentro, cominho e salsa. Mas um truque é deixar o sal apenas no final do processo, quando os grãos já foram depurados em baixa temperatura. Dessa forma, se errar, será mais fácil corrigir o sabor adicionando mais água.

Melhores legumes para este processo

Para deixar a receita mais nutritiva, muitas pessoas investem em vegetais misturados com feijão. Basta adicioná-los ao temperar o feijão e refogar com o tempero. A principal dica é investir em opções como cenoura, beterraba, espinafre, inhame, batata e quiabo.

Varidades de feijão

Existem vários tipos de feijão como branco, preto, fradinho, carioquinha, roxo, rosa e vermelho. Os mais usados ​​no dia a dia são o preto e o carioquinha, mas na hora de confeccioná-los é importante ficar atento ao tempo de cozimento de cada um. Por exemplo, carioquinha é muito mais rápido e resulta em um caldo mais cremoso.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo