Saude

Dicas sobre uma vida melhor baseando-se em suas refeiçoes

Como criar uma rotina alimentar ideal

Cada pessoa contém uma rotida diária, seja dentro ou fora de casa, o que não permite a criação de um guia alimentar universal e eficiente para todos. Por isso é bom análisar com paciencia todas as dicas que vamos instruir abaixo, seguindo a risca para entender e adaptar quais dessas práticas melhor se encaixam em seu estilo de vida atual.

O processo de adção e adaptação de um novo hábito exige planejamento e organização desde o princípio, de forma a evitar que a situação saia do controle e você venha a abandonar seu hábito de mlhora de vida.

Quando falamos sobre alimentação então, isso se torna ainda significativo, a contar do fato que as prateleiras dos supermercados e os aplicativos de delivery estão cheias de opções mais fáceis e muito pouco saudáveis.

Confira agora, algumas dicas que pode melhorar sua forma de viver e de se alimentar diáriamente:

1. Planeje com cuidado suas refeições semanais

Para criar uma rotina alimentar saudável está no planejamento das refeições que te acompanharão no dia a dia. A fome e o tempo não andam juntos, isso significa que quando você sentir vontade de comer vai procurar algo imediato que, muitas vezes, virá em alimentos industrializados, ricos em nutrientes que podem acabar com seu foco saudavel alimenticio.

Para evitar que isso aconteça, você deve planejar toda a alimentação semanal, da primeira à última refeição. Manter um “estoque” de refeições para os diferentes momentos do seu dia lhe poupará do gasto de energia mental e tempo para se manter saciado e nutrido.

No começo pode parecer algo trabalhoso e cansativo, afinal é necessário reservar um tempo na sua rotina para se dedicar apenas a essa tarefa, mas com organização e prática tudo se ajeita. Além disso, resistir à tentação de comprar guloseimas será muito mais fácil.

2. Faça minuciosamente uma lista de compras

Lembre-se: sua rotina alimentar saudável já começa antes mesmo de você sair de casa. O supermercado está recheado de produtos atraentes e, para evitar cair em tentação, o ideal é listar todos os alimentos que você realmente precisa para preparar as refeições da semana. Evitando o consumo de alimentos que não estão relacionados ao seu objetivo.

Uma dica valiosa para esta etapa é criar uma ou duas opções de refeições extras, possibilitando que você faça uma troca ao longo dos dias caso não queira comer exatamente o que foi planejado anteriormente.

3. Escolha sempre os alimentos naturais

De acordo com o guia alimentar criado pelo Ministério da Saúde, a ingestão de nutrientes, propiciada pela alimentação, é essencial para a boa saúde. Igualmente importantes para a saúde são os alimentos específicos que fornecem os nutrientes, as inúmeras possíveis combinações entre eles e suas formas de preparo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo