Como evitar acnes (espinhas na pele)

Ficar atento às dicas valiosas para prevenir a acne é essencial, afinal todo mundo quer ter uma pele bonita, não é mesmo? Para isso, devemos prevenir um dos problemas de pele mais comuns: a acne. É uma lesão causada pelo aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas.
Esse excesso de oleosidade, estimulado pelo calor do verão, pode obstruir os poros e aumentar o crescimento bacteriano, levando à acne, comumente conhecida como cravos. Quando ocorre inflamação, chamamos de espinha.
Então, para evitar esse problema, a Dra. Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), traz alguns conselhos. Segue:
1. Lave o rosto de forma correta
Para manter o rosto sempre liso e livre de acne, é essencial manter a higiene da pele, não apenas tratar a acne quando ela aparecer. Portanto, um rosto mal limpo é um rosto propenso a acne.
Portanto, lave o rosto duas vezes ao dia com um sabonete especial e evite esfregar o rosto para não transferir muitas bactérias e sujeira.
2. Tenha alimentação sadia
Além de agravar espinhas e cravos já existentes, alimentos com alto índice glicêmico também podem aumentar o risco de acne. As pessoas que querem ter uma pele impecável devem ter muitos vegetais em sua dieta. Esses nutrientes combatem o envelhecimento e renovam as células epidérmicas. Invista também em alimentos ricos em vitaminas A, C e E, que possuem propriedades antioxidantes e antissépticas.
3. Beba muito liquido, de preferencia ÁGUA
Para ter uma pele limpa e saudável, é preciso muita hidratação, faz uma grande diferença. O ideal é beber de três a quatro litros de água por dia.
4. Evite ao maximo dormir de maquiagem
A maquiagem pode obstruir os poros faciais, impedindo que as células da pele respirem adequadamente. Portanto, lave o rosto com água morna e use um adstringente antes de dormir. Isso porque vai ajudar.
5. Esfolie diariamente
Os esfoliantes ajudam a remover as células mortas da pele, deixando-as suaves e macias. Em seguida, esfolie uma vez por semana ou conforme indicado pelo seu médico.
6. Invista em cremes caracteristicos para o tratamento
Use produtos de soro ou gel que contenham niacinamida (vitamina B3), pois ajuda a melhorar a aparência da pele e tem propriedades anti-inflamatórias.
7. Faça uso diario de retinóides tópicos
Por isso, fórmulas contendo retinóides e peróxido de benzoíla são ótimas para o tratamento da acne, principalmente quando ocorre na zona T (queixo, nariz e testa).
Os retinóides têm um efeito queratolítico, ou seja, afinam a pele e reduzem a formação de cravos e inflamação da pele. O peróxido de benzoíla tem um efeito de secagem que combate as bactérias causadoras de acne.
8. Experimente trocar as fronhas do seu travisseiro com frequencia
Passar muito tempo com a mesma fronha pode atrapalhar. Mas muitas vezes, resíduos de produtos capilares, poeira e até bactérias presentes nos tecidos podem se acumular dessa forma e eventualmente invadir a pele durante o sono, resultando no aumento da oleosidade e impurezas na pele.
9. Nunca tente expremer suas acnes(espinhas)
Espinhas são uma inflamação, então quando você as estoura, você espreme o pus, deixando sua pele irritada e aberta. No entanto, as bactérias nas mãos e sob as unhas podem entrar na pele e piorar a acne.
Além disso, apertá-los também empurra o sebo para dentro da pele, o que pode levar a cicatrizes.
10. Faça visitas constantes no médico
A visita a um dermatologista é essencial para garantir o tratamento adequado. Após conversar com o paciente, é possível identificar alguns gatilhos que pioram o problema da acne.