Aprenda em poucos passos a fazer um delicioso café

Fazer espresso é como uma arte, e existem alguns segredos para deixar o resultado mais saboroso. Se você já foi a uma cafeteria, provou um delicioso café acabado de fazer e se perguntou por que não pode reproduzi-lo perfeitamente em casa, este artigo é para você.
Separamos algumas dicas de como fazer um café de filtro exclusivo. Você não pode perder, certo?
1. Escolha o pó do café com atenção
O processo de fazer café em casa começa muito antes de você aquecer a água. Na verdade, a maioria dos resultados depende da qualidade dos grãos que você vai usar. Portanto, pesquise bastante e use alguns critérios como guia. Por exemplo:
- selecionar fornecedores e distribuidores especializados em cafés especiais;
- Preste atenção ao ponto de cozimento;Prefira grãos Arábica 100% quase perfeitos;
- Verificar se o café possui controle de qualidade e certificação;
- Analisar aroma, doçura, sabor, corpo, acidez e outras características.
2. Se você moi o café, fique experto para não haver erros
Idealmente, você ainda compra produtos de grãos, pois a moagem naquele momento mantém a especificidade de sabor e aroma. Agora, ainda falta saber quais grânulos são adequados para fazer café de filtro, certo?
Quando a moagem é muito grossa, a água flui muito rápido e as características do café se perdem, e o resultado é água potável. Por outro lado, se for muito fino, pode resultar em um longo tempo de extração e um café amargo.
Por exemplo, se você optar por usar uma Hario V60, escolha uma moagem média com espessura semelhante ao açúcar granulado. Se o método for um filtro de papel comum tradicional, pode-se usar um peso semelhante ao da areia.
3. Análise sempre a temperatura do uno
A primeira sugestão é nunca usar água direto da torneira, mas sim água filtrada ou mineral, pois o excesso de cloro pode interferir no sabor do café. Outro detalhe importante é ferver a água e desligar a chaleira, pois ferver o líquido por muito tempo perderá oxigênio e eventualmente transferirá o gosto ruim para o café, basta esperar cerca de um minuto após a fervura.
Portanto, se você tiver um termômetro e quiser fazer um café impecável, aqueça a água a uma temperatura de 90°C a 95°C.
4. Armazene seu café corretamente
É comum os amantes de café quererem colocá-lo em um pote decorativo. No entanto, saiba que o melhor a fazer é mantê-lo em sua embalagem original para evitar oxidação. Depois de abrir o rótulo, feche-o bem e guarde-o longe da umidade, luz e calor.
5. Siga a preparação passo a passo
Fazer café de filtro é na verdade um ritual, e existem alguns passos importantes que não devem ser negligenciados. Mas primeiro você precisa ter:
- 30 g a 35 g de café (para 500 ml de água);
- moedor de café;
- balança (ou dosador);
- filtro;
- água (90 °C a 96 °C);
- chaleira;
- jarra ou caneca.
Vamos para o passo a passo? Fique atento ao procedimento:
- Coloque o papel filtro no suporte e dobre as bordas;
- a água atingiu a temperatura especificada, escalde o papel de filtro em movimentos circulares para cobri-lo e, em seguida, descarte esse líquido (isso ajuda a remover quaisquer impurezas e aromas do papel);
- Após moer em grão médio, coloque o café em um filtro, umedeça todo o pó e deixe no pré-molho por alguns segundos;
- Adicione a água restante em movimentos circulares para que flua por todo o pó ao mesmo tempo;
- Aguarde até que toda a água seja drenada e desfrute do seu delicioso café.
E aí, o que você está esperando para fazer café em casa? Siga todas as nossas dicas para não errar em nenhum processo e com certeza produzir resultados incríveis. Ah, e para uma experiência mais completa, vá até a loja Mocha Club para comprar grãos de café especiais.