Aprenda a vencer o desanimo diário que te impede de alcançar novas metas…!

A maioria das pessoas já está enfrentando momentos de frustração, falta de energia e incerteza sobre o futuro. Esta é uma situação muito desagradável que pode afetar seus relacionamentos, carreira e até mesmo sua saúde. Para superar a depressão, é preciso entender suas causas e adotar alguns hábitos que podem melhorar a qualidade de vida. Se você quer entender o que causa a frustração e quais são as estratégias para superá-la, leia este artigo até o final. Aqui, daremos seis dicas bem práticas para ter mais energia e enxergar a vida de forma diferente.
Atitudes que podem causar o desanimo
Em alguns casos, nos sentimos desanimados diante de uma situação sem nem mesmo saber por quê. O que muitas vezes não sabemos é que alguns dos hábitos que adotamos muitas vezes afetam diretamente a forma como vemos o mundo. Veja alguns comportamentos abaixo:
Não planejar:
- Quando deixamos ir, sentimos que nunca podemos realizar nada. Portanto, planeje todas as suas atividades e siga o cronograma;
- Falta de propósito: Se você não tem uma ideia clara de onde quer chegar, tem dificuldade em tomar decisões, então acaba desmotivado para seguir em frente;
- Coloque-se no centro do universo: Um erro muito comum é pensar que apenas seus próprios problemas são importantes e ignorar os que estão ao seu redor;
- Reclamação Excessiva: Quando passamos muito tempo reclamando, vemos poucos pontos positivos, que é um dos fatores que levam ao desânimo;
- Não reconhecer conquistas: Isso é comum entre aqueles que costumam reclamar porque a pessoa se tornou tão passiva que não consegue perceber o quanto conquistou.
6 dicas para superar o desânimo:
Como vimos, existem vários motivos para esse problema, então listaremos abaixo algumas dicas para superar o desânimo.
1. Crie metas diárias
Uma ótima maneira de superar o desânimo é estabelecer metas. O ideal é chegar a um objetivo maior e pequenos passos para alcançá-lo, diluídos em períodos menores. Dessa forma, você sentirá que o objetivo se torna mais específico.
2. Faça registro de seus resultados
Além de planejar e estabelecer metas, não se esqueça de documentar cada pequeno resultado, por menor que seja. Essa medida fará com que você se sinta mais positivo e mais próximo de seus objetivos.
3. Fale de seus problemas para amigos pessoais (NÃO PARA QUALQUER UM)
Quando nos desligamos, tendemos a pensar que nosso problema é maior do que realmente é. Nesse caso, a dica é tentar conversar com amigos, colegas e, em alguns casos, com um psicólogo sobre o que está te incomodando. Ver outras realidades e confiar em outras opiniões pode ajudá-lo a lidar melhor com a depressão. Outra coisa que pode ajudá-lo é ajudar os outros, porque isso o ajuda a esquecer sua própria situação e a pensar nos outros.
4. Descanse de forma planejada
Uma das razões para a depressão pode ser a fadiga física e emocional. Por isso, reserve um tempo para relaxar! Você pode buscar um hobby motivador, fazer amigos, aprender algo novo – qualquer coisa que valha a pena distrair e aliviar o estresse. Não se esqueça de ter uma boa noite de sono (por volta das 8h), pois uma boa noite de sono refrescará sua mente e fará você se sentir mais energizado no dia seguinte.
5. Tenha uma boa alimentação
A alimentação é responsável por uma série de reações químicas no organismo, por isso fazer boas escolhas alimentares é fundamental. Procure optar por uma alimentação mais saudável, livre de açúcar e conservantes, e não exagere nas bebidas alcoólicas.
6. Tenha práticas cotidianas de exercicios fisicos
A atividade física traz benefícios e ajuda a liberar vários hormônios do corpo, incluindo endorfinas, que são responsáveis pela sensação de bem-estar e muito mais. Então, faça sua atividade física favorita pelo menos 3 vezes por semana. É perfeitamente aceitável sentir-se desmotivado em algumas situações, o importante não é manter o problema maior, mas desenvolver hábitos que possam superar o desânimo.