dicas

Como ter uma leitura precisa e rápida

O que significa leitura dinamica

A leitura dinâmica é uma técnica que busca aumentar a velocidade de leitura sem comprometer a compreensão e a retenção de informações. Para livros e textos on-line, existem vários métodos diferentes de leitura rápida, mas todos são projetados para ler com clareza, mas mais rápido.

Interessado em? Confira este guia passo a passo de como fazer uma boa leitura dinâmica!

  • Exercite os seus olhos para saltos maiores

Você sabe como funcionam os movimentos dos seus olhos durante a leitura? Basicamente, é um movimento de salto. Seus olhos estão fixos em um ponto da linha e depois saltam para o próximo.

Quanto maior o salto, mais proficiente você será na leitura. Leitores iniciantes, como crianças, pulam apenas uma palavra de cada vez, por isso leva mais tempo para ler cada linha. Portanto, o primeiro passo na leitura rápida é treinar os movimentos dos olhos para torná-los mais amplos.

Uma boa dica é conferir o vídeo de treinamento do movimento dos olhos abaixo. Tente seguir a bola que aparece na tela – isso simula o salto que seu olhar precisa fazer em uma linha de texto.

  • Prossiga para frente sempre

Para quem trabalha como freelancer, especialmente os produtores de conteúdo web, marketing digital etc., a leitura é uma atividade primordial. E a leitura dinâmica permite aproveitar ainda mais o tempo que você tem disponível para essa atividade.

É por meio da leitura que você aprofunda seus conhecimentos para argumentar com mais força e mantém seu repertório de assuntos relevante e atualizado.

Infelizmente, nem sempre é possível dedicar o tempo necessário para fazer uma leitura completa de um artigo ou um livro. Nessa situação, a leitura dinâmica te ajuda a extrair as informações mais importantes em menos tempo.

O que é leitura dinâmica?

Leitura dinâmica é uma técnica que busca aumentar a velocidade de leitura sem comprometer a compreensão e a retenção de informações. Há vários métodos diferentes de leitura dinâmica, tanto para livros quanto para textos online, mas todos têm o objetivo de ler de maneira clara, porém mais rápida.

Ficou interessado? Confira este passo a passo e aprenda a fazer uma boa leitura dinâmica!

1. Treine seus olhos para dar saltos maiores

Você sabe como funciona o movimento dos seus olhos durante a leitura? Basicamente, é um movimento de saltos. Seus olhos fixam em um ponto da linha e, em seguida, saltam para o próximo.

Quanto maior é esse salto, mais proficiente é sua leitura. Leitores iniciantes, como crianças, saltam apenas uma palavra de cada vez e, por isso, demoram mais para terminar cada linha. Sendo assim, o primeiro passo da leitura dinâmica é treinar o movimento dos olhos para que ele seja mais amplo.

Uma boa dica é conferir o vídeo de treinamento para movimento ocular abaixo. Basta tentar acompanhar a bolinha que aparece na tela — isso simula o salto que seu olhar precisa fazer em uma linha de um texto.

httpss://www.youtube.com/watch?v=MZM1pEPZl-A

2. Siga sempre em frente

O segundo passo é controlar a ansiedade, controlar o senso de obrigação de entender o texto 100%. Voltaremos a isso mais tarde, mas saiba que 80% de compreensão é uma boa meta.

Em outras palavras, você não precisa voltar ao topo da página toda vez que não entender uma linha. Afinal, a releitura pode levar muito tempo – e é isso que estamos tentando evitar.

Além disso, mesmo que algumas partes sejam confusas, você consegue entender completamente a ideia principal do texto. Então, depois de ter feito toda a leitura, volte para a parte sobre a qual você tem dúvidas. Mas se você continuar indo e voltando, você nunca vai terminar.

Outra dica importante é não interromper a leitura para consultar o dicionário. Se você está realmente curioso sobre o significado de uma palavra, anote-a para que possa pesquisar mais tarde.

Mas não desista do texto para folhear o dicionário; quando você voltar, levará mais tempo para pegar o ritmo da sua leitura.

Além disso, tente entender a palavra no contexto – você pode não entender o significado exato da palavra, mas o suficiente para entender a mensagem que o autor está tentando transmitir.

3. Evite pronunciar as suas frases em voz alta

O terceiro passo é eliminar a prática negativa a que muitas pessoas estão acostumadas: dizer palavras enquanto você lê, seja em voz alta ou em sua mente.

Esse hábito pode dificultar o desenvolvimento da leitura rápida, pois significa que você lerá palavra por palavra.

Ele diminuiu a velocidade e, surpreendentemente, sua compreensão. Como seu cérebro estará ocupado com a pronúncia, você não poderá se concentrar em interpretar o que está lendo. O resultado é que você terá que reler os mesmos parágrafos repetidamente.

Se você está muito acostumado à pronúncia durante a leitura, quebrar esse hábito pode ser um processo difícil e demorado. Uma dica divertida é manter o lápis na boca durante a leitura. Com um pouco de prática, você perderá essa “mania” e verá como isso diminui seu tempo de leitura.

4. Faça uso desta tecnica: skimming

O quarto passo é “skimming”. Esta é uma técnica de inglês instrumental bem conhecida, mas também funciona para leitura rápida em qualquer idioma.

Skimming basicamente envolve percorrer rapidamente o texto para extrair informações essenciais – índice, título, autor, data de publicação, tema principal, subtemas desenvolvidos, gráficos e imagens.

Essa técnica é útil para que você possa avaliar rapidamente qualquer texto e decidir se vale a pena dedicar um tempo extra para lê-lo na íntegra.

Por exemplo, se você estiver pesquisando um tópico específico, o skimming permitirá determinar se um determinado artigo ou livro possui informações relevantes sobre esse tópico. Além disso, será mais fácil para você encontrar as passagens que mais lhe interessam, em alguns textos nem tudo é relevante para o que você está pesquisando ou pesquisando – o que nos levará diretamente para o próximo passo!

5. Tente fazer tambem desta: scanning

A quinta etapa, “digitalização”, é outra técnica usada no Inglês Instrumental. Consiste basicamente em identificar palavras-chave por meio de texto, neste caso termos relacionados, relacionados à informação que você deseja extrair daquele conteúdo.

Digamos que você esteja lendo um artigo de 20 páginas sobre gestão de pessoas, mas o tópico que realmente interessa é produtividade. Nesse caso, você não precisa ler todas as 20 páginas – com certeza cobrirá muitos outros tópicos que não são importantes para você no momento.

Em vez disso, basta folhear o artigo em busca de termos diretamente relacionados à produtividade, como “tempo”, “organização”, “foco” etc. Você só precisa ler essa seção quando encontrar um dos termos. Dessa forma, você pode obter rapidamente as informações de seu interesse e “pular” o resto.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo