
Um dos principais problemas ao perder um telefone é dar a outras pessoas, até ladrões, acesso a todas as informações que um smartphone pode acessar caso o usuário seja roubado. Os usuários normalmente fornecem acesso fácil a todos os aplicativos, e outros com smartphones não têm dificuldade em acessá-los e usá-los da maneira que desejam.
Por isso, tome cuidado ao colocar informações em seu smartphone, afinal, você nunca sabe quando elas serão perdidas ou eventualmente roubadas. Abaixo, reunimos cinco dicas que tornarão mais difícil para qualquer pessoa mal-intencionada acessar as informações do seu telefone e garantir a integridade e a privacidade dos seus dados.
Coloque uma forma de bloqueio na tela do seu celular
Essa é uma das maneiras mais comuns de impedir que outras pessoas tentem usar seu smartphone. Bloquear a tela inicial do seu telefone é um obstáculo que qualquer ladrão terá que enfrentar sem antes acessar nenhuma das informações contidas no dispositivo. O recurso é muito fácil de configurar e os usuários podem escolher entre um código de furto, um número ou um PIN.
Por exemplo, o iPhone 5s tem recursos mais modernos. A Apple introduziu um scanner de impressão digital que só permite que os proprietários de dispositivos desbloqueiem com suas impressões digitais. Caso contrário, mesmo um ladrão ou outra pessoa maliciosa tentando adivinhar a combinação da tela de bloqueio é inútil.
A desvantagem desse mecanismo é que se torna complicado ter que desbloquear o dispositivo toda vez que você precisar usá-lo. Uma dica para minimizar isso é lembrar de ativar a tela de bloqueio apenas quando estiver fora de casa.
Não esqueça de usar o controle remoto
A maioria dos usuários ainda não tem conhecimento dos recursos remotos. No entanto, eles são muito úteis ao procurar smartphones perdidos. Para usuários que possuem um iPhone, a Apple adicionou o recurso Find My iPhone ao dispositivo a partir da versão 3.0 do iOS. Por meio dele, o proprietário pode saber onde está seu aparelho caso perca, esqueça ou seja roubado e queira saber onde encontrá-lo. Curiosamente, o aplicativo da Apple não mostra apenas aos usuários onde está o dispositivo. Você pode optar por bloquear seu dispositivo imediatamente e enviar uma mensagem com um número de contato para que alguém que possua seu iPhone possa entrar em contato com você para devolvê-lo. Há também o recurso “Apagar iPhone”, que limpa todos os dados do dispositivo. Para ativá-lo, basta visitar a página do iCloud e ir ao menu Configurações.
Se você é usuário do Android e deseja ter um sistema semelhante ao da Apple, como mencionado acima, saiba que esses dispositivos suportam um mecanismo de pesquisa por meio de sua própria conta do Google. O serviço, chamado Android Device Manager, mostra a localização do seu dispositivo em um mapa, limpa os dados existentes em seu smartphone e permite que você bloqueie seu dispositivo remotamente. Para fazer isso, basta acessar o aplicativo Configurações do Google e acessar as opções do Gerenciador de dispositivos Android para ativar essas opções. Vale lembrar que se você normalmente desabilita o serviço de GPS do seu aparelho para economizar bateria ou não ser encontrado por outras pessoas, não conseguirá encontrar a localização do seu smartphone, caso acabe perdendo.
Os dispositivos BlackBerry também oferecem proteção de dados, que pode ser encontrada no menu de configurações do sistema. O BlackBerry Protect também pode bloquear remotamente seu aparelho para que ninguém possa ver suas informações. Um número de contato ou e-mail pode ser enviado ao seu dispositivo remotamente para que alguém possa entrar em contato com você. Assim como os dispositivos Android e iOS, os serviços disponíveis no BlackBerry também fornecem a localização do dispositivo. Você pode ler as informações completas sobre o aplicativo neste pdf.
Os usuários com dispositivos Windows Phone podem resolver ou minimizar problemas de perda com a ferramenta Localizar meu telefone. A facilidade de configuração é um diferencial do sistema, que se configura automaticamente assim que você acessa através de sua conta Microsoft.
Faça diáriamente e semanalmente backup de todos os arquivos
Este também é um dos métodos amplamente utilizados por muitos usuários. Fazer backup de seus arquivos é uma ótima ferramenta não apenas para manter suas informações e arquivos seguros em caso de problemas técnicos com seu dispositivo, mas também para se livrar de problemas maiores se seu dispositivo for roubado ou perdido.
O Google protege todos os dados contidos em aplicativos, bem como senhas de rede Wi-Fi, preferências móveis e outras informações em seus dispositivos Android. Para habilitar essa proteção, basta acessar a seção Backup e Restauração em Configurações. Dessa forma, tudo ficará armazenado na nuvem caso você precise recuperá-los posteriormente. Da mesma forma, a Apple oferece opções de backup para seus usuários. Na seção Armazenamento e Backup das configurações na página do iCloud.
Por exemplo, fotos, músicas e vídeos são arquivos que não devem ser esquecidos e protegidos de pessoas mal-intencionadas. Portanto, é ideal fazer backup de todo esse conteúdo de mídia em aplicativos como iCloud, Dropbox, OneDrive e Flickr. Você tem dúvidas sobre como escolher um deles? Veja aqui a comparação que criamos sobre os principais serviços de armazenamento em nuvem.